Páginas

sábado, 15 de outubro de 2022

Professores 

O conhecimento no budismo não é muito útil. Existem estudiosos do budismo cuja capacidade de servir é limitada. Houve um senhor que veio da Inglaterra e queria ser um professor de Dharma. Ele me perguntou: "Thay, quando você acha que estamos prontos para ser professores?". Isso foi durante um dia frio de inverno em Plum Village. Olhei para ele e disse: “Quando estivermos felizes”. Isso o desapontou muito. Se você não está feliz, se tem muita raiva e medo dentro de si mesmo, não tem muito a compartilhar como professor - especialmente quando se considera um professor.


(...) Você ensina com a sua vida e não apenas com a sua conversa. A ação deve ser baseada no ser. Estar em paz é a base. Construir a paz deve ser baseado em ser paz. Mahatma Gandhi disse: “Minha vida é minha mensagem”. Isso é bom, minha vida é o ensinamento, não apenas o que faço ou o que prego. (...)

Não precisamos de um título para ser um bom professor. Primeiro, temos que ensinar a nós mesmos como viver felizes, como perdoar e como sermos abertos. Ao fazer isso, damos um exemplo para muitas pessoas.

[Palestra de Dharma de 2001 - Revista Mindfulness Bell, número 82 - tradução @leonardodobbin

* em vietnamita, "Thay" quer dizer professor, Feliz dia dos Professores estimado Thay !


Nenhum comentário:

Postar um comentário