Páginas

domingo, 17 de outubro de 2021

A Linhagem Plum Village – Mestre Nhat Dinh

Tradução Estela F. de Aquino 

A Linhagem de Plum Village / Celebrando a vida do Mestre Nhat Dinh

Plum Village está enraizada numa profunda tradição espiritual. Neste post, celebramos a vida do Mestre Nhat Dinh, um dos ancestrais espirituais de Plum Village.

Em 22 de novembro de 2020, celebramos o memorial do Mestre Nhat Dinh. De todo o coração, dirigimos nossas mentes ao mestre Nhat Dinh, o fundador do templo Tu Hieu – o templo base da nossa tradição Plum Village. Ao prestarmos nosso respeito aos nossos antepassados, lemos uma carta dirigida ao Mestre Nhat Dinh, que ainda está presente conosco em espírito. Convidamos você a fazer uma jornada conosco, para conhecer um de nossos professores-raiz da tradição Plum Village.

Querido e Respeitado Professor Ancestral, 

Estamos agora praticando para estar em contato com você, através da imagem de um velho professor que vive em uma pequena cabana de palha no meio da floresta de Duong Xuan, com sua velha mãe e três de seus alunos. Esse foi o seu período mais feliz, pois você podia cuidar bem de sua mãe, bem como transmitir os frutos de sua prática para seus amados alunos. 

Nascido em 1784 (45º ano da Dinastia Le) na aldeia de Trung Kien – uma terra budista na província de Quang Tri. Aos sete anos, você veio ao templo Thien Tho na montanha de Ham Long - Hue, para ser ordenado sob a orientação do mestre de meditação Pho Tinh. Quando você atingiu a idade de trinta anos, vendo que você possuía dentro de si uma forte vontade de se tornar uma pessoa que transcende as normas deste mundo, seu mestre transmitiu a você a lâmpada do Dharma com este gatha: 

Samadhi ilumina os céus,

Como no espaço, a lua cheia é bela e completa.

Coração a coração confiando a luz do Dharma,

Assim, o caminho pode ser iluminado, revelando a todos a verdadeira natureza deste mundo.

A partir daí, os teus passos foram impressos por toda a terra da antiga capital. Onde quer que você fosse, você também semeou as sementes da compreensão, amor, solidez e liberdade no coração do povo, desde pequenas aldeias até a grande cidade imperial. Porque os reis e os oficiais imperiais foram inspirados por suas virtudes, todo o povo foi capaz de viver em segurança e paz no país. Esta é também a razão pela qual o rei Minh Mang lhe pediu para ocupar o cargo de Tang Cang, o cargo reservado para aqueles que têm a capacidade de se tornar um exemplo moral para os monásticos e leigos. Com sua dignidade e virtude, você foi um verdadeiro professor espiritual, um refúgio para os reis, oficiais imperiais e pessoas na cidade imperial. O ensinamento que você transmitiu carregava em si uma forte marca do budismo engajado, que pode ser aplicado a outros aspectos da vida, outros grupos de pessoas, não apenas para os monásticos no templo.

No ano de 1843, depois de se aposentar da posição de Tang Cang, você entregou a administração do templo Bao Quoc a seu irmão mais novo, viajou para a montanha Duong Xuan, construiu uma cabana de palha perto de um riacho e a chamou de Cabana Duong, (mais tarde, a cabana foi reformada em um templo e o rei Tu Duc concedeu-lhe o nome honorário: Tu Hieu.

Từ (bondade amorosa) é a grande virtude do Buda, o primeiro elemento dos 4 elementos do amor sem limites. Hiếu (piedade filial): O rei Tu Duc concedeu este nome ao templo para as gerações posteriores se lembrarem desta bela qualidade de seu Patriarca Nhat Dinh com sua mãe.

Você trouxe sua mãe e seus três alunos com você para praticar, cultivar vegetais, e desfrutar de uma vida de simplicidade juntos. Embora você estivesse com seus sessenta anos na época, ainda podia cumprir o dever de um filho piedoso para com sua mãe de oitenta anos. Um dia, quando sua mãe estava gravemente doente, o médico disse que ela precisava ser bem alimentada para poder se recuperar da doença. Sem hesitar, você desceu a montanha até o mercado, comprou um peixe muito grande, e apesar das palavras caluniosas do povo, você com calma e recolhimento trouxe o peixe para casa para sua mãe. O boato começou a se espalhar entre as pessoas e finalmente chegou aos ouvidos do rei Thieu Tri, que não suportou, e imediatamente veio à sua cabana para descobrir se era verdade ou não. Quando ele chegou à sua cabana de palha, foi no momento exato em que estava oferecendo a tigela de sopa de peixe à sua mãe. O rei compreendeu tudo, e a sua admiração por ti aumentou ainda mais. Ir ao mercado para comprar um peixe é algo que você poderia ter pedido a um aluno leigo para fazer, mas, em vez disso, você mesmo fez. É por isso que esta história continuou a se espalhar no país, inspirando e mudando a vida de tantas pessoas.

Embora você tenha escolhido uma colina remota para ser sua casa, você ainda era muito influente espiritualmente, portanto, os reis, oficiais imperiais e seus estudantes leigos muitas vezes o visitavam. A viagem foi muito difícil, embora a sua cabana estivesse apenas a 5 km da cidade imperial, no entanto, levou-lhes metade de um dia para chegar. Houve casos em que o rei e seus oficiais queriam construir um mosteiro como uma oferenda a você, mas você lhes disse: “Se eu quisesse ficar no mosteiro, já teria ficado no templo de Bao Quoc. Eu não precisaria vir aqui e construir uma cabana.” Outras vezes, vendo que você tinha muito pouco, os Oficiais queriam fazer uma oferenda para apoiá-lo, você respondia dizendo: “Já tenho 3 alunos que me ajudam a arar a terra e plantar vegetais, o suficiente para passar os dias , não preciso de mais nada ”.

Sim, querido Patriarca, aquele que não tem objetivo, nada mais busca. Sua fonte de alegria é ser capaz de passar tempo com sua mãe e transmitir o coração da prática para seus alunos. Nos sentimos tão afortunados que nossos professores ancestrais do passado tenham continuado em você de forma tão digna e bela, e é por isso que hoje temos a oportunidade de recorrer a você em busca de refúgio.

Caro respeitado Patriarca, vemos que estávamos presente com você, no momento em que deu seu primeiro passo na colina de Duong Xuan, nós também estávamos lá com você e seus três alunos, lavrando a terra e plantando vegetais todos os dias. Nós o seguimos de perto sempre que descia da montanha caminhando pacificamente como uma pessoa que realmente encarnava a prática da falta de ambição. E agora, neste exato momento, você também está aqui conosco no momento presente, em cada respiração, cada sorriso e cada passo. Aquela velha cabana de palha despertou a fonte de néctar compassivo que flui infinitamente até hoje. Estamos tão felizes em saber que seus descendentes espirituais estão agora presentes em todos os lugares. Onde quer que estejamos, estamos continuando seu legado, semeando na mente de todos as sementes de compreensão, amor, solidez e liberdade que recebemos de nossos ancestrais espirituais, e também estamos cientes de que você está sempre lá conosco enquanto continuamos seu trabalho.

Querido Professor Ancestral, Sentimos tanto calor em nossos corações, ao sentarmos aqui e sermos capazes de expressar a nossa gratidão a você. Por favor, esteja sempre lá para nos proteger e apoiar.

De todo o coração, dirigimos nossas mentes ao mestre Nhat Dinh, o fundador do templo Tu Hieu – o templo base da nossa tradição Plum Village.

Nenhum comentário:

Postar um comentário