por Thich Nhat Hanh
"Plena Consciência é a capacidade de saber o que está acontecendo em cada momento, e Plena Consciência da raiva é ser capaz de reconhecer quando a raiva se manifestou. Se deixarmos nossa raiva sozinha causará estrago para nosso corpo, para nossa mente e talvez para o nosso em torno. Podemos praticar a plena consciência da raiva dizendo para nós mesmos: “Inspirando, sei que a raiva está em mim. “Expirando, eu sorrio para minha raiva, eu abraço minha raiva.”
A Plena Consciência reconhece que a raiva é
raiva. Reconhecer e abraçar a raiva é uma arte, é a prática. Usualmente,
lutamos contra a raiva que surge em nós. Mas na prática budista, não lutamos
contra nossa raiva, nós a abraçamos tenramente.
Imagine uma mãe que está trabalhando na
cozinha e ouve seu bebê chorar. Ela o ama, portanto solta o que quer que esteja
na sua mão e vai ao quarto dele. Antes mesmo de saber o que está errado, ela
pega o bebê e o segura tenramente em seus braços. Apenas segurá-lo
carinhosamente pode ser suficiente para trazer alivio à criança e diminuir seu
choro. Se a mãe continuar a segurá-lo com plena consciência, ela descobrirá o
que está errado. Ele pode estar com fome, pode estar com febre, ou sua fralda
pode estar apertada demais. Através da prática da Plena Consciência podemos
abraçar nossa raiva e pacientemente descobrir porque ela surgiu.
Se a mãe descobre que seu filho está com
fome, ela lhe dá leite; se a fralda está muito apertada, ela afrouxa. Portanto
ao abraçar nossa raiva com carinho, podemos aliviá-la através da respiração
consciente e da caminhada consciente.
Quando a energia da raiva começa a emergir,
precisamos da prática da Plena Consciência. Podemos pensar que para liberar
nossa raiva temos que fazer algo imediatamente para confrontar a pessoa que
pensamos que está nos fazendo sofrer. Ao invés disso, podemos respirar e dizer:
“Inspirando, sei que a raiva se
manifestou em mim. Expirando, tomarei muito cuidado com a energia da raiva em
mim.”
Podemos pensar que dizer ou fazer algo muito
forte para punir a outra pessoa é o caminho para encontrar alívio. Mas isto
apenas irá escalar o sofrimento. A outra pessoa sofrerá mais, e ela irá buscar
alívio nos punindo de volta.
Se alguém nos faz sofrer, é porque esta
pessoa também está sofrendo. Alguém que não sabe lidar com seu sofrimento,
permitirá que ele vaze, e nos tornaremos vítimas do seu sofrimento. Sabemos que
alguém que sofre tanto assim precisa de ajuda e não punição. Quando começamos a
ver isso, a compaixão nasce, e não sofremos mais. Compaixão é o antídoto para a
raiva. Uma vez que estamos motivados pelo desejo de ajudar a outra pessoa a
sofrer menos, estamos livres de nossa raiva.
Às vezes é importante comunicar nosso
sofrimento para a outra pessoa. Podemos fazer isso usando a prática do “Começar
de Novo”. Sentamos juntos em um momento onde possamos estar plenamente
presentes. Há três estágios: no primeiro nós “regamos as flores” da outra
pessoa, sinceramente expressando nossa apreciação pelas suas boas qualidades.
No segundo expressamos lamento por qualquer coisa que vemos que possamos ter
feito para contribuir para o conflito. No terceiro, expressamos nosso
sofrimento sem culpa ou julgamento.
Quando expressamos nosso ferimento, há três
frases importantes que os ensinamentos budistas sugerem. Estas frases são o
antídoto para o sofrimento. A primeira é, “Querido, eu estou com raiva. Eu
estou sofrendo e quero que você saiba.” A segunda é “Querido, eu estou fazendo
o melhor que posso”. A terceira é “Por favor, ajude-me”.
Quando dizemos a primeira frase - “Querido,
eu estou com raiva. Eu estou sofrendo e quero que você saiba disso.” - estamos
sendo abertos e dividindo o que está acontecendo conosco. É importante que não
neguemos nossa própria raiva e sofrimento. Às vezes sofremos por causa da outra
pessoa, e quando ela vem e pergunta, “Querido, você está bem, está com raiva de
mim?” dizemos “Eu estou bem, porque estaria com raiva?”. Ou quando a outra
pessoa põe a mão no nosso ombro, tentamos
Portanto, ao invés disso, é muito importante
ser direto. Podemos também querer adicionar, “Eu não sei por que você disse tal
coisa para mim, por que fez tal coisa para mim. Por favor, explique.” A coisa
importante é dizer para a outra pessoa que estamos com raiva e que estamos
sofrendo. Se pudermos ao menos escrever esta sentença, já sofreremos menos. É
um milagre.
A segunda frase é ainda menor, “Eu estou
fazendo o melhor que posso”. Isto significa que estamos praticando a respiração
consciente e a caminhada consciente e tomando conta de nossa raiva. Portanto a
segunda sentença é um convite indireto para a outra pessoa fazer o mesmo,
voltar para reexaminar a situação, e ver o que ela possa ter feito que tenha
contribuído para o conflito.
Às vezes não queremos fazer o outro sofrer.
Apenas somos inábeis. Temos que aprender a falar em termos de mais ou menos
hábeis ao invés de termos como bom ou mau, certo ou errado. Na tradição budista
falamos de estados inábeis da mente, como a raiva ou medo.
A última sentença é “Por favor,
ajude-me”. Quando somos capazes de
escrever a terceira frase, nosso sofrimento se dissipa. Mesmo se a outra pessoa
ainda não leu a mensagem, já nos sentimos muito melhor. Reconhecemos nossa
interdependência, não somos capturados pelo orgulho. No verdadeiro amor não há
lugar para orgulho. Sabemos que precisamos da outra pessoa para nos ajudar a
sair da nossa situação.
Tenho muitos amigos que pegam um pedaço de
papel do tamanho de um cartão de crédito, escrevem essas três frases e guardam
na carteira. Cada vez que a raiva vem, eles pegam o “cartão”, lêem enquanto
inspiram e expiram, e então eles sabem exatamente o que fazer.
"Ninguém nos deixa com raiva. Nós mesmos nos deixamos com raiva quando perdemos o controle de nossas ações. O que os outros fazem é irrelevante. Nós escolhemos, não eles. Os outros apenas colocam nossa postura em teste".(Jim Rohn)
Quando o nosso ser amado nos fere, ficamos
com raiva e sofremos. Estamos na margem do sofrimento. Como somos Bodhisattvas,
queremos atravessar para a margem da paz. Não dizemos, “Outra margem, por
favor, venha de forma que eu possa pisar em você.” Não, temos que atravessar! E
entendimento, Prajñaparamita, é uma das maneiras de atravessar. Quando
entendemos a outra pessoa, vemos seu sofrimento e também que ela não sabe lidar
com este sofrimento. Ela sofre, portanto faz a si mesmo e aos que estão a sua
volta sofrerem. Quando somos capazes de olhar com olhos de entendimento como
estes, de repente estamos na outra margem. Este entendimento traz a outra
margem imediatamente.
O Buda disse que há muitas maneiras de lidar
com a raiva, e uma maneira é praticar a paramita chamada Dana, que significa
doação. Você dá um presente para a pessoa que você está sentindo raiva.
Usualmente quando estamos com raiva de alguém, queremos puni-la. Mas o Buda nos
aconselha a fazer o oposto. Faça algo que a faça feliz. Ofereça algo para ela,
e de repente sua raiva desaparecerá e você se encontrará na outra margem. Você
pode querer tentar isto. Você sabe do que a pessoa que você ama gosta, portanto
compre um lindo presente e esconda em algum lugar. E um dia quando ficar com
raiva dela, lembre-se do conselho do Buda e ofereça o presente para ela. Então
ambos estarão na outra margem imediatamente.
A outra pessoa precisa de amor, e se pudermos
prover isso para ela, através do entendimento, nossa raiva se dissolverá. O
tempo que leva para atravessar para a outra margem pode ser muito curto. É um
milagre! Como Bodhisattvas, queremos apenas dar. E estamos dispostos a dar
qualquer coisa que pudermos.
As coisas mais valiosas para dar são
entendimento e compaixão. Todos no mundo anseiam por entendimento, compaixão e
amor. Como Bodhisattvas, como praticantes, nós podemos produzir o entendimento
e a compaixão. “Quando olharmos profundamente para a situação, não culparemos
mais, sentiremos compaixão."
"A condição básica para a felicidade é a
liberdade. Não estamos nos referindo aqui à liberdade política, e sim à
liberdade que conquistamos quando nos libertamos da raiva, do desespero, do
ciúme e das ilusões. Buda os descreve como venenos. Enquanto eles estão no
nosso coração, é impossível ser feliz. A raiva é uma emoção extremamente
destrutiva e muito presente na nossa civilização. Devemos nos libertar dela,
praticando o exercício da Plena Consciência”.
(Do
livro “Together We Are One”– Thich Nhat Hanh)
FONTE:http://www.viverconsciente.com/textos/abracando_raiva.htm
A raiva é uma emoção extremamente destrutiva e frustrante e que está cada vez mais presente na nossa sociedade. A raiva nos afasta de nós mesmos, causando separação e angústia e consequentemente das outras pessoas.
ResponderExcluirIsto nos mostra que "ter raiva" nada mais é que sofrer.
E que cabe a nós mesmos a tarefa de aliviar este sofrimento.
Namastê!
A melhor maneira de fazer isso não é combatendo nem extravasando nossas emoções.
ResponderExcluirPenso que precisamos passar por uma transformação que nos torne mais conscientes, (das coisas, dos fatos e das pessoas... do mundo).
A raiva começa e acaba dentro de nós.
Mesmo quando estamos irritados com nossos pais, ou companheiros, filhos, amigos... nós é quem somos o objeto da nossa raiva.
Através da prática da Plena Consciência, podemos viver cada momento com mais alegria, transformando nossa raiva e até mesmo eliminando-a.