Sobre

Thich Nhat Hanh (Thay)

(1926 - 2022)

Thich Nhat Hanh, nosso mestre espiritual, carinhosamente  chamado de Thây por seus alunos, nasceu no Vietnã central em 1926. Aos dezesseis anos entrou para a vida monástica na tradição Zen Budista Thien Lam-Te, que surgiu no Vietnã no século. III. Poeta, ativista da paz e dos direitos humanos Thay é um dos mais conhecidos e respeitados mestres Zen atualmente.

Durante a guerra no Vietnã, renunciou ao isolamento monástico a fim de ajudar ativamente o seu povo e deu à prática religiosa um intenso empenho pela paz. Desde então, sua vida tem sido dedicada ao trabalho de transformação interior em benefício dos indivíduos e da sociedade.

Em 1964, ao retornar de uma viagem aos Estados Unidos, onde fez um curso de Religiões Comparadas na Universidade de Princeton, participou no Vietnã da criação de um dos mais significativos movimentos de resistência sem-violência do século XX. Em Saigon, no início dos anos sessenta, Thich Nhat Hanh fundou a Escola de Serviço Social dos Jovens (School of Youth Social Service), uma organização assistencial de base popular que reconstruiu vilarejos bombardeados, fundou escolas e centros médicos, restabeleceu famílias sem lar, e organizou cooperativas agrícolas. Agrupando cerca de 10 mil alunos voluntários, a SYSS baseava seu trabalho nos princípios budistas da não-violência e ação compassiva. Apesar da repreensão do governo às suas atividades, Nhat Hanh também fundou no Vietnã a Universidade Budista Van Hanh, uma editora, uma influente revista militante da paz e a Ordem Tiep Hien (Ordem da Inter-existência), que deriva da Escola Zen Budista de Lin Chi, e está em sua 42ª geração.

Em 1966, depois de ter visitado os Estados Unidos e Europa numa missão pela paz, ele foi impedido de retornar ao Vietnã. Em viagens subsequentes aos Estados Unidos, ele defendeu a paz junto aos políticos federais e ao pentágono. É possível que ele tenha mudado o curso da história dos Estados Unidos quando persuadiu Martin Luther King Jr. a se opor à Guerra do Vietnã publicamente, ajudando, dessa forma, a reanimar o movimento pela paz. No ano seguinte, Luther King o nominou para o Prêmio Nobel da Paz, e depois disso, Nhat Hanh liderou a Comissão Budista nas Conferências pela Paz em Paris.

Em 1982 ele fundou Plum Village juntamente com a monja Chãn Không, sua colega de muitos anos, uma comunidade budista para formação de monges e monjas, situada perto da cidade de Bordeaux na França, onde ensina a “arte de viver em plena consciência” e continua o seu trabalho de aliviar o sofrimento dos refugiados, povos dos barcos, prisioneiros políticos, e famílias que passam fome no Vietnã e no Terceiro Mundo. Ele também recebeu reconhecimento pelo seu trabalho com veteranos vietnamitas, retiros de meditação, e seus inspiradores livros e textos sobre a meditação, cura, transformação, consciência plena e paz. Ele já publicou cerca de 85 títulos de poemas, prosa e orações, com mais de 40 sendo em inglês, inclusive os best-sellers Call Me by My True Names,  Peace is Every Step, Being Peace, Touching Peace, Living Buddha Living Christ, Teachings on Love, The Path of Emancipation, e Anger. Em setembro de 2001, poucos dias depois do ataque terrorista suicida no World Trade Center, ele se remeteu a estas questões da não-violência e perdão num discurso memorável na Igreja Riverside na cidade de Nova Iorque. Em setembro de 2003, palestrou para membros do Congresso dos Estados Unidos, guiando-os em um retiro de dois dias.

Em 1987 esteve no Brasil, onde conduziu retiros e palestras que deram origem ao livro Respirando e Sorrindo, editado pelo Instituto Solaris.

Embora a luta pela reconciliação no Vietnã tenha significado para Thich Nhat Hanh renunciar à sua pátria, ele conquistou inúmeras honrarias ao redor do mundo. Em 2005, após 36 anos de exílio, foi permitido ao Ven. Thich Nhat Hanh visitar seu país. Ele embarcou em janeiro acompanhado por cerca de 100 monges e monjas e cerca de 90 leigos permanecendo até abril de 2005.

Thich Nhat Hanh viveu em Plum Village na comunidade de meditação fundada por ele, onde ensinou a prática meditativa sobre a “arte do viver consciente”.  Em 2014 Thay sofreu um AVC que lhe trouxe uma série de limitações. Mesmo sem condições de falar e com mobilidade reduzida, ele continuou a inspirar o Dharma através de sua presença pacífica e serena. Thich Nhat Hanh residiu no Templo Tù Hiêu no Vietnam, onde foi ordenado quando tinha 16 anos, atendendo ao seu desejo de viver ali seus dias remanescentes. Em 22 de janeiro de 2022 aos 95 anos, o Mestre faleceu deixando um legado de milhões de seguidores, com monastérios e sanghas espalhados pelo mundo todo.


Desde antes dos tempos eu sou livre

Este corpo não sou eu

Eu não sou limitado por este órgão

Eu sou a vida sem limites

Eu nunca nasci, 

e eu nunca morri.

Olhe para o mar e o céu cheio de estrelas,

manifestações da minha mente, verdade maravilhosa

Desde antes dos tempos eu sou livre

O nascimento e a morte são apenas portas
pelas quais passamos, limiares sagrados no nosso caminho

Nascimento e morte são um jogo de esconde-esconde

Então, ria comigo,

segure a minha mão,

vamos dizer adeus,

despedir-se, reunir-se em breve

Nós nos encontramos hoje

Nós vamos nos encontrar novamente amanhã

Nós vamos nos encontrar na fonte a cada momento

Nós nos encontramos uns aos outros em todas as formas de vida
- Thich Nhat Hanh


 

Por favor, não construam um stupa para mim. 

por favor, não coloquem minhas cinzas em um vaso, 

não me prendam dentro e limitem quem eu sou.

 Sei que isso será difícil para alguns de vocês.

Se você tiver que construir uma stupa, por favor, 

prometa que vai colocar uma placa nela que diz:

 "Eu não estou aqui"

 Além disso, você também pode colocar outra placa que diz:

"Eu também não estou lá fora"

 E uma terceira placa que diz:

 "Se eu estiver em algum lugar, 

é na sua respiração consciente 

e nos seus passos calmos"

 - Thich Nhat Hanh



Documentário sobre a vida de Thich Nhat Hanh

Em 2 de abril de 2022, foi lançado A Cloud Never Dies, um documentário bibliográfico sobre a vida de Thay, disponível gratuitamente no YouTube com legendas em diversos idiomas. Para assistir, clique aqui.



Chân Vô Uy Luc  ("A Verdadeira Força do Destemor"), Cristina - mentora de Dharma

A Sangha Despertar é coordenada por Cristina Cesa (nome de Dharma Chân Vô Uy Luc, que em português significa "a verdadeira força do destemor"). Iniciou suas práticas budistas em 2003, seguindo o Budismo Tibetano no Templo de Khadro Ling.

Posteriormente, enquanto esteve em Toronto, conheceu o Budismo Zen da Ordem do Interser do Mestre Thich Nhat Hanh. Nesta época trabalhou como voluntária junto à Comunidade Tibetana para recepcionar Sua Santidade XIV Dalai Lama, em visita ao Canadá, onde realizou um congresso de três dias.

Em 2011 participou de uma peregrinação pelos caminhos de Buddha no interior da Índia e Nepal sob a orientação do professor de Dharma Shantum Seth, de quem recebeu a transmissão dos Cinco Preceitos da Ordem do Interser no Sacred Garden (Jardim Sagrado), local onde Buddha nasceu, em Lumbini, Nepal. Logo após seu retorno ao Brasil recebeu a visita de Shantum, que lhe incentivou e orientou na organização e início da Sangha Despertar, em 25 de outubro de 2011.

Em junho de 2014, durante um retiro de 21 dias com o Mestre Thay em Plum Village, monastério no interior da França, recebeu a Transmissão dos 14 Treinamentos, tornando-se Membro Ordenado da Ordem do Interser, recebendo seu nome de Dharma: Chân Vô Uy Luc.

Cristina vem há anos contribuindo para propagar os ensinamentos de Dharma não apenas na Sangha Despertar, mas também para leigos em seus trabalhos voluntários.

Ordem do Interser (Ordem Tiep Hien)

A Ordem do Interser, Tiep Hien em vietnamita, é uma comunidade de monásticos e leigos que se comprometeram em viver suas vidas de acordo com os Catorze Treinamentos da Consciência, inspirados nos ensinamentos do Bodhisattva (Ser Iluminado) do Budismo Mahayana. Estabelecida pelo Venerável Thich Nhat Hanh em Saigon em 1966, a Ordem do Interser foi fundada na tradição Linji de prática meditativa budista e enfatiza os Quatro Espíritos: não-apego a pontos de vista, experimentação direta sobre a natureza da origem interdependente através da meditação, adaptação, e meios hábeis.

Os primeiros seis membros da ordem, ordenados juntos em 5 de fevereiro de 1966, eram colegas e estudantes de Thich Nhat Hanh, que trabalhavam com ele para aliviar o sofrimento da guerra por meio de projetos organizados pela Escola da Juventude para o Serviço Social. Ao ingressar na Ordem do Interser, eles se dedicaram à prática contínua da atenção plena, do comportamento ético e da ação compassiva na sociedade.

Por causa dos deslocamentos causados ​​pela guerra e pelo exílio de Thich Nhat Hanh do Vietnã, nenhuma ordenação adicional na Ordem ocorreu por quinze anos. Então, a partir de 1981, Thich Nhat Hanh convidou para a Ordem alguns dos muitos estudantes leigos e monges que estudaram e praticaram com ele no Ocidente. Em 2006, a Ordem cresceu e incluiu cerca de 1000 praticantes leigos e 250 praticantes monásticos fora do Vietnã.

Em 2006, durante sua primeira visita ao Vietnã, após 39 anos de exílio, Thich Nhat Hanh voltou a oferecer ordenação na Ordem do Interser para praticantes comprometidos no Vietnã. Um ano após a visita de Thich Nhat Hanh, e em conjunto com centros monásticos já estabelecidos no Vietnã, sob sua supervisão, a Ordem no Vietnã passou a incluir centenas de novos membros monásticos e leigos.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário