Querida Sangha, ontem tivemos uma pergunta sobre autoridade,
poder. Houve a questão feita por um estudante universitário que nos disse ter
ambição pelo saber, pelo sucesso, por uma posição social. Como ele pode
conciliar essa ambição, esse desejo de ter sucesso, com a prática da plena
consciência? Quer dizer, buscando ter uma vida simples, etc. A pergunta sobre o
poder é importante, porque muitos de nós possuem a tendência de abusar de nosso
poder. Mesmo que você não tenha muito poder.
Pais podem abusar de seus filhos usando de seus poderes como
pai e mãe. E embora algumas vezes sintam-se sem poder algum, assim mesmo usam
do poder, da autoridade de pai ou mãe. E as crianças se sentem indefesas,
porque elas não conseguem defender-se de igual para igual, e assim sentem-se
incapazes. Mas não somente as crianças. Os pais sentem-se igualmente incapazes.
Sentem que nada podem fazer para mudar – para ajudar – seus próprios filhos.
Nossos poderes são sempre limitados, incluindo o econômico e
o político. Muitos jovens pensam que ser o presidente dos Estados Unidos da
América é ter muito poder. Esse é o pensamento de muita gente. Mas acho que o
Sr. Bush (*) muitas vezes sente-se incapaz, sem poder algum. Ele sente que
precisa de mais poder para resolver problemas tais como o preço dos
combustíveis, a guerra no Iraque. Ele se sente incapaz. Ele sente que não tem
poder suficiente para parar a guerra. Continuar com a guerra é difícil, mas
parar a guerra é igualmente difícil, então ele deve sentir-se algumas vezes
incapaz. E se o presidente dos Estados Unidos não tem poder suficiente, quem
dentre nós pode dizer que tem suficientes poderes?
Claro, quando você é rico sente-se mais poderoso. Com seu
dinheiro você pode comprar muitas coisas. Você pode controlar muitas coisas, e
ainda assim já testemunhamos o fato de tantos milionários, gente extremamente
rica, sentir-se incapaz. E alguns deles cometem suicídio.
A questão do poder é muito importante. O que o Buda pensa
sobre poder e autoridade? Na tradição budista falamos dos três tipos de
virtude, sobre o poder verdadeiro, que todos podem buscar. Não há perigo algum
em buscarmos estes poderes, porque estes poderes podem nos fazer felizes. Geralmente,
no mundo, buscamos por outros tipos de poderes – a saber: riqueza, fama, poder
e sexo. Muita gente no mundo pensa que a felicidade é feita desses quatro
elementos. E estamos arruinando nosso planeta por conta deste tipo de busca.
Assim que você conquista alguma riqueza, é encorajado a
possuir mais, porque uma pessoa rica sempre quer continuar a ser rica. Ela
deseja ser mais rica, então segue nesse caminho. Não consegue parar. Alguém é
famoso e quer ficar mais famoso, então continua a perseguir isso. Alguém tem
algum poder e deseja ter uma posição ainda mais elevada. Busca mais e mais
poder. Não há fim para este tipo de busca. E nem todos conseguem obter esse
tipo de coisa correndo atrás dela. Muitas pessoas sofreram muito profundamente
perseguindo esses quatro tipos de desejo.
Na tradição budista, falamos de três tipos de poder, três
tipos de virtude. Quando você tem estes tipos de poder, sente-se forte, feliz,
livre. O primeiro tipo de poder é o de “podar”.
Você tem desejos, e sofre muito por causa deles. Você tem
raiva, e sofre por causa da sua raiva. Você tem ciúmes, e sofre muito por causa
desse ciúmes. Você tem dúvidas. Desejo, raiva e ciúmes são como uma chama que
consome você. Eles queimam. Por isso, se você for capaz de podar seu desejo,
sua raiva e seu medo, irá tornar-se uma pessoa livre, e será muito feliz. O
poder de “podar” é o primeiro poder mencionado pelo Buda.
Objetos do desejo sejam eles riqueza, fama, poder ou sexo,
contém muito perigo. Quando você pesca, joga na água uma isca. Dentro da isca
está o anzol. Hoje em dia, não se usa mais uma isca de verdade, elas são de
plástico, e também parecem muito atrativas, e o peixe não sabe a diferença.
Eles enxergam a isca e a mordem. São puxados pelo anzol para fora d’água, e
morrem.
Tantos de nós correm atrás deste tipo de isca. Não vemos o
perigo contido nestes tipos de objetos do nosso desejo e, portanto é muito
importante não buscarmos felicidade na direção do desejo. Com sabedoria,
entendimento – usamos a sabedoria e o entendimento como a uma espada – podamos
nosso objeto do desejo. Este é o primeiro tipo de poder. Um bom praticante
sempre tenta fazer isso. Podar a raiva, desejo e ciúmes, e para isso a espada
que usam é a do entendimento. Eles conseguem ver na natureza do desejo todo o
perigo, como o anzol que se esconde por trás da isca.
O segundo tipo de poder ensinado no budismo é o poder
do
entendimento. Isto é insight. Insight é o fruto da meditação. Se você
tem
bastante plena consciência, você cultiva sua concentração. Com plena
consciência e concentração poderosas, você pratica o olhar em
profundidade. E você tem a penetração do coração da realidade. Esse tipo
de insight libera
você das suas ilusões, das suas compreensões errôneas, das suas
percepções, e
você se liberta.
A sabedoria é uma espada. O bodhisattva Manjushri é uma
pessoa que descrevemos com grande entendimento. Ele está sempre empunhando uma
espada, a espada do entendimento. Com a espada da sabedoria, ele consegue
cortar através de todo o tipo de compreensão errônea e ilusão. Se você é um bom
praticante, com concentração e plena consciência, você pode ter esta penetração
da realidade, e ter um insight que o ajudará a liberar-se do seu sofrimento.
Quando você tem esse tipo de insight, esse tipo de
sabedoria, você pode superar suas dificuldades muito facilmente. É com
sabedoria que você pode sair de situações difíceis. Quando outras pessoas
chegam até você e apresentam os problemas delas, você pode ajudá-las a superar
suas dificuldades. Talvez em 50 minutos você ajude uma pessoa a libertar-se a
si mesma, porque você tem sabedoria, você possui insight.
Sozinha, aquela pessoa pode seguir anos a fio sem encontrar
uma solução. Mas quando ela vem a você, por você ter sabedoria, você mostra o
caminho a ela, e assim essa pessoa pode libertar-se em 50 minutos ou até menos.
Este é o segundo tipo de poder que você pode obter com a prática [da
meditação].
Insight é a flor e o fruto da prática. Quando temos bastante
concentração e plena consciência, vamos de verdade obter o insight de que
precisamos para superar nossas dificuldades e ajudar outras pessoas a
superá-las. Você é muito rico em insight, e em liberdade.
O primeiro poder espiritual nos ajuda a libertar-nos do
desejo, da ilusão e da raiva. O segundo tipo de poder também nos ajuda a
remover a ilusão, a ignorância e a compreensão errônea. Com esse tipo de poder
você pode ajudar muitas pessoas ao seu redor a fazerem o mesmo. Você distribui
felicidade ao seu redor simplesmente porque você possui sabedoria, insight. E
isso ninguém pode arrancar de você, ninguém pode roubar, porque não podem usar
arma nenhuma para remover sua sabedoria.
A terceira fonte de poder é o amor, que significa gentileza.
Você está distribuindo gentileza. “Você pode me fazer uma gentileza?” Sim. E
você está sempre distribuindo felicidade. Esse é o poder do perdão, da aceitação.
Aceitar, perdoar e oferecer compreensão e amor. Como um praticante capaz, você
tem esse poder. Você tem a capacidade de perdoar. Você tem a capacidade de
aceitar a pessoa assim como ela é.
Há aqueles dentre nós que não são capazes de aceitar o outro.
Há aqueles dentre nós que têm dificuldade em aceitar uma situação. Dizem “Se
eles não mudarem, eu não mudarei. Já que eles são daquele jeito, vou continuar
a ser assim”. Isto porque eles não possuem este tipo de poder; porque se você o
tiver irá aceita-los assim como são. Você aceita a situação, e segue em frente. Você para de reagir e começa a agir.
No passado, você esteve somente reagindo. Reagindo à
situação, às outras pessoas, mas assim você não chega a parte alguma. No
entanto, se você aceita a situação tal qual é, se aceita as pessoas assim como
são, você simplesmente age. Com esta prática você se transforma, e com mais
leveza, mais bondade amorosa, mais sabedoria, você é capaz de mudar a situação
e as pessoas ao seu redor. Você não impõe a condição de “se o outro não mudar”.
Não há maneira de a situação melhorar se você disser isso.
Agora, se você tem o terceiro tipo de poder, você diz “Ele é
assim. Ela é assim. Eu os aceito como são, e irei cultivar mais bondade
amorosa, mais insight, mais leveza. Com isso serei capaz de ajudá-los, e de
mudar a situação”.
Porque agora você tem a capacidade da aceitação, do perdão.
E esta é uma fonte tremenda de poder. Não há perigo algum em você empregar seu
tempo cultivando estas três fontes de poder. E quanto mais desse tipo de poder
você tiver, mais feliz você se torna, e as pessoas ao seu redor irão tornar-se
também mais felizes.
Muitas pessoas são vítimas do próprio sucesso, riqueza,
poder. Mas se você tiver este outro tipo de poder, você nunca se torna vítima
do seu sucesso. Este é o único tipo de sucesso que não o fará vitima. Por outro
lado, todos os outros tipos de sucesso farão de você uma vítima. Você tem
sucesso político, e morre como político. Você tem sucesso como um líder nos
negócios, e pode morrer vítima do seu próprio sucesso. Mas neste caso a
situação é diferente. Quanto mais poder você tem, mais livre você fica, mais
amoroso você se torna. E não há perigo algum em cultivar este tipo de poder.
Quanto à questão formulada pelo estudante universitário,
creio que ele pode meditar sobre isso. Ele deseja ter sucesso, tornar-se um
grande estudioso, tornar-se alguém com boa posição social. De fato, uma vez que
você tenha estes três tipos de poder, não há perigo algum se você tiver alguma
riqueza e alguma fama. Se você tiver esses poderes, então sua riqueza e sua
fama irão tornar-se úteis para você. De outra maneira, são muito perigosas.
O Budismo não é contra riquezas e poder. A única coisa de
que somos lembrados é que correr atrás de riqueza, poder e fama pode sair muito
caro. Você pode sofrer tremendamente perseguindo estas coisas. Mas se você
tiver poderes espirituais, então não se tornará vítima de sua própria riqueza,
fama ou poder. De fato, saberá fazer bom uso da riqueza que possuir, do poder e
da fama que obtiver, de maneira a fazer o bem para as pessoas ao seu redor.
Portanto, não é que um bom praticante busque a pobreza. Um
bom praticante pode ter dinheiro, porém ele sabe usar o dinheiro de forma a
concretizar seu ideal de compaixão e de compreensão. Quantas pessoas são assim
livres? Quantas pessoas sabem usar seu dinheiro, seu poder, sua fama de uma
maneira boa? Não muitas, a não ser que tenham algum poder espiritual -- o poder
de “podar”, o poder da sabedoria, e do perdão. As pessoas não são capazes de
usar os poderes mundanos para trazer felicidade a elas mesmas e às outras
pessoas.
No budismo e no cristianismo falamos de pobreza voluntária.
Você quer viver de modo simples. Uma vida simples está na sua maneira de viver,
porque se você vive uma vida simples não gasta a maior parte da sua vida
ganhando a vida. Você tem tempo de desfrutar de outras coisas, espiritualmente.
Você tem tempo para o céu azul, para a chuva, para o brilho do sol, para as
crianças, para aqueles a quem ama. Portanto, viver de maneira simples pode
ajudar você a desfrutar de si mesmo, da vida, e a cuidar daqueles de quem ama.
Você é pobre, mas é porque você quer ser pobre. Na verdade,
você é muito rico, porque tudo pertence a você – o brilho do sol, o céu azul,
os pássaros, as colinas, e cada momento do seu cotidiano pertence a você. Há
quem seja extremamente rico, mas que não tem nada. Não tem o céu maravilhoso,
não tem as belas colinas, não tem tempo para amar nem para cuidar daqueles a
quem amam. Os ensinamentos do Buda são claros nesse ponto. Não somos contra ter
dinheiro ou uma boa posição social. Se você tiver poderes espirituais, e o
bastante em insight e amor, todo aquele dinheiro, poder e prestígio que tiver o
ajudarão a realizar o ideal do bodhisattva.
Portanto o jovem universitário pode continuar a buscar
conhecimentos e uma boa posição social, se ao mesmo tempo ele for capaz de
cultivar estes tipos de poderes espirituais. Haverá menos perigo para ele, se
ele for um bom praticante, cultivando todos os dias mais destes poderes. O
poder de “podar”, o poder do entendimento e o poder do amor. Isso traz a você
muita liberdade, traz a você muita felicidade, e você não mais acredita que sem
muito dinheiro e sem muita fama você não pode ser uma pessoa feliz.
(Palestra de Dharma de Thich Naht Hanh em Plum Village em 13 de julho de 2008)
(Traduzido por Marcelo Abreu – Sangha Plena Consciência)
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