Alegria e felicidade nascem da
concentração. Quando você está bebendo uma xícara da chá, o valor dessa
experiência depende de sua concentração. Você tem que beber sua xícara de chá
com 100% de seu ser. O verdadeiro prazer é experimentado na concentração.
Quando você anda e está 100% concentrado, a alegria que obtém dos passos que
está dando é muito maior que a alegria que teria sem concentração. Você tem que
investir 100% de seu corpo e mente no ato de andar. Então experimentará que
estar vivo e dar passos neste planeta são coisas maravilhosas.
O mestre Zen Linji (também conhecido
como Rinzai) disse: “Milagre é andar na Terra, não andar sobre a água ou fogo.
O milagre real é andar sobre a Terra.” Porque você não deveria realizar um
milagre apenas andando? Um passo dado com plena atenção pode te levar ao Reino
de Deus. Isto é possível. Você pode fazer isso hoje. A vida é muito preciosa
para nos perdermos em idéias e conceitos, na nossa raiva e no nosso desespero.
Devemos acordar para a realidade maravilhosa da vida. Devemos começar a viver
plenamente e verdadeiramente, cada momento de nossas vidas diárias.
Quando você está segurando uma
xícara de chá na sua mão, faça isto enquanto fica 100% presente. Você sabe como
fazer isso – uma profunda inspiração, uma gentil expiração e o corpo e mente
ficam juntos. Você está realmente presente, absolutamente vivo, plenamente
presente! Isto apenas leva dez ou quinze segundos, e de repente o chá se revela
para você em todo seu esplendor e maravilha.
Quando eu pego um livro ou abro a
porta, quero investir 100% de mim mesmo neste ato. Isto foi o que aprendi
durante meu treinamento monástico, quando meu professor me ensinou como
oferecer um incenso. Um bastão de incenso é muito pequeno e muito leve, ainda
assim a maneira correta de segura-lo é com as duas mãos. Quando oferecer um
incenso, você deveria investir 100% de seu ser nas suas mãos e em dois de seus
dedos – a energia da plena atenção deve estar concentrada lá. Isto pode parecer
como um ritual, mas é na realidade um ato de atenção concentrada. Eu coloco
minha mão esquerda sobre a minha mão direita, e durante esse tempo me concentro
100%. O incenso é uma oferenda ao Buda, mas o Buda de fato precisa de incenso?
Na verdade é uma oferenda de paz, de alegria e de concentração.
Durante meu primeiro ano de
treinamento no templo, meu professor me pediu para fazer um favor para ele. Eu
o amava tanto que fiquei muito excitado e corri para fazer. Eu estava com tanta
pressa que não deixei a sala como deveria. Eu não fechei a porta
apropriadamente, com 100% de meu ser.
Ele me chamou de volta. “Noviço,”
ele disse, “venha aqui.” Eu soube imediatamente que havia algo de errado. Ele
disse apenas, “Meu filho, você pode fazer melhor.” Ele não teve que me ensinar
uma segunda vez. Na vez seguinte, eu fiz meditação caminhando até a porta, abri
em plena consciência e fechei a porta atrás de mim perfeitamente.
Desde esse dia, eu sei como fechar
uma porta. Eu tenho sempre feito isso com plena atenção – não pelo Buda, nem
pelo professor, mas por mim mesmo. Esta é a maneira que você cria a paz; esta é
a maneira que você traz liberdade. Você faz pela sua própria felicidade, e
quando estiver feliz, as pessoas com as quais você se relaciona se beneficiarão
da sua presença e ficarão felizes também. Uma pessoa feliz é uma coisa
importante, porque a felicidade se espalha ao seu redor. Você pode também ser
uma pessoa feliz e se tornar um refúgio para todos os seres próximos.
Concentração é a prática da
felicidade. Não há felicidade sem concentração. Quando você comer uma laranja,
tente praticar a concentração. Coma de tal modo que prazer, alegria e
felicidade sejam possíveis o tempo todo. Você poderia chamar isto de meditação
da laranja. Você pega a laranja na palma da mão. Você olha para ela e respira
de tal modo que ela se revele como o milagre que é. Uma laranja não é nada
menos que um milagre. É como você – você também é um milagre. Você é um milagre
manifestado.
Se eu estou 100% presente, a laranja
se revela para mim 100%. Ao me concentrar na laranja, tenho insights profundos
dela. Eu posso ver o sol e a chuva que estão nela. Posso ver as flores da
laranjeira. Posso ver o pequeno broto e depois a fruta crescendo. Então eu
começo conscientemente a descascar a fruta. Sua presença, sua cor, sua textura,
seu cheiro e gosto – é um milagre real, a felicidade que vem para mim ao entrar
profundamente em contato com a laranja se torna muito, muito grande. Uma
simples laranja é suficiente para te dar uma grande porção de felicidade quando
você está verdadeiramente presente, inteiramente vivo em profundo contato com
um dos milagres da vida que estão ao seu redor.
Aos poucos você deve se treinar para
viver, para ser feliz. Você provavelmente recebeu um diploma universitário para
o qual você trabalhou por anos, e você pensou que a felicidade seria possível
depois de obtê-lo. Mas isso não era verdade porque depois de obter esse diploma
e achar um emprego, você continuou a sofrer. Você tem que perceber que a
felicidade não é algo que você acha no final do caminho. Tem que entender que
ela está aqui, agora. A prática da plena consciência não é uma fuga ou uma alienação.
Significa entrar vigorosamente na vida com a força gerada pela energia de plena
consciência. Sem esta liberdade e concentração, não há felicidade.
Budismo engajado significa
engajamento não apenas na ação social mas na vida diária. O objeto desta
prática é alegria da vida diária, o que é liberdade. Deveríamos usar nosso
tempo com muita inteligência, porque tempo não é apenas dinheiro; é muito mais
precioso que isso. É vida. Um dia tem 24 horas; você sabe como gerenciar esse
dia? Você é inteligente e tem muitos talentos diferentes, mas sabe como administrar
os seus dias? Você deveria investir 100% em organizar os dias que te são dados
para viver. Você pode fazer isso.
Com a prática da plena consciência,
transformar sua dor se tornará muito mais fácil. Alegria e felicidade te
ajudarão a ter novamente equilíbrio e curar a sua dor.
Você sabe que a boa circulação do
sangue é necessária para o bem estar de seu corpo. O mesmo é verdade para sua
mente: você deve viver e praticar de tal forma que sua consciência se beneficie
da boa circulação. A má circulação dos elementos psicológicos cria problemas.
Blocos de sofrimento, medo, ciúme e stress estão presos nas profundezas da
consciência. Eles não podem circular e eles te fazem sentir medo. É por isso
que você fechou a porta da sua consciência armazenadora, porque você não quer
que essas coisas venham para a superfície. Você tem medo da dor dentro de você
e, portanto quando há um espaço no seu dia você o preenche com livros ou
televisão de forma que esses blocos de sofrimento não possam vir para a
superfície.
Isto é o que a maioria de nós faz. É
uma política de embargo. Você faz o melhor que pode para esquecer o que tem por
dentro e consumir o que quer que esteja disponível para ajudá-lo. Desta maneira
você cria uma má circulação psicológica e os problemas mentais logo vão
aparecer. Enquanto você está dormindo, o acúmulo de sofrimento irá se revelar
sozinho nos seus sonhos. Eles irão implorar por ajuda, mas você continua a
praticar a supressão e a repressão. Depressão, medo e confusão podem também se
manifestar no reino do soma, no corpo. Você terá dores de cabeça e todos os
tipos de outras dores, mas seu médico não será capaz de identificar a fonte
porque ela tem natureza psicológica.
O budismo ensina que o corpo e mente
são dois aspectos da mesma coisa. Não há dualidade entre os aspectos físicos e
mentais. Há uma expressão em sânscrito, namarupa. Nama é o nosso aspecto
mental e rupa significa forma. Não podemos distinguir entre o físico e o
mental. Sua mão não é apenas uma formação física, é uma formação mental ao
mesmo tempo. As células de seu corpo não são apenas físicas, também são
mentais. Elas são ambas ao mesmo tempo.
O budismo descobriu que a realidade
às vezes se manifesta como psique e às vezes como soma. Psicossomático é o
termo ocidental; namarupa é o equivalente em sânscrito. Deveríamos nos
treinar a ver as coisas “físicas” não apenas como físicas. Na verdade, “físico”
e “mental” não são mais do que expressões.
O Manifesto Humanista que foi
assinado em 1933 diz que a dualidade mente-corpo deveria ser rejeitada,
incluindo-se a idéia de uma alma que sobrevive depois da morte, porque ela
também representa uma dualidade. O que o budismo diz sobre isso? O budismo
concorda que a dualidade mente-corpo deve ser rejeitada, mas não diz que a
desintegração do corpo representa uma negação total. O budismo nos ajuda a ver
que nem o conceito de permanência nem o conceito de aniquilação se aplicam à
realidade.
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