quarta-feira, 3 de julho de 2013

O Mantra de Buda Shakyamuni

OM MUNI MUNI MAHA MUNI SHAKYAMUNI SOHA

Este é o mantra que praticamos no último domingo. O mantra do Buda Shakyamuni pode ser considerado a essência de Buda, a essência de sua iluminação. Ele não é uma forma separada do próprio Buda e recitar este mantra, atrai energias de cura, de proteção e desenvolve a paciência. Além de purificar os obscurecimentos kármicos, também traz à tona nossa sabedoria interior nos momentos em que nos sentimos inseguros e ou indecisos, afinal é o mantra do “Grande Vitorioso”, aquele que transcendeu todos os sofrimentos, venceu todas as negatividades e todas as ilusões e nos revelou um caminho, o Caminho do Meio. É o Equilíbrio Perfeito.

O significado do mantra segundo Lama Gangchen Rimpoche

OM invoca a energia de puro cristal do corpo, da palavra e da mente de Buda, e paz e alegria nos mundos interno e externo. Em suma, é o conhecimento e a percepção do corpo, fala e mente de Buda, é o discurso do infinito do Buda. O conhecimento dos dois caminhos para a iluminação (Método e Sabedoria), e das duas verdades (absoluta e relativa) que contêm toda a existência dentro deles. “Com a luz da sabedoria, que se destruam a escuridão da ignorância”.
MUNI significa a renúncia ao sofrimento. É o controle sobre o sofrimento dos três reinos inferiores e sobre a concepção errada de si mesmo ou daquilo que é existente em si mesmo e que não é a sua natureza, é o auto-apreço.
MUNI significa a Bodhichitta: o Grande Coração. O controle sobre o sofrimento e o sofrimento de todos os seres por todo o caminho do Samsara. Você como o Buda que é.
MAHA MUNI significa Shunyata: a percepção da natureza da realidade de todas as coisas e fatos. É o grande controle sobre o sofrimento que as ilusões sutis causam e sobre a mente dualista.
SHAKYAMUNI significa o rápido Caminho Tântrico para a iluminação.
SOHA dedica nossa energia para o benefício de todos os seres. “Possa minha mente receber, absorver e manter as bênçãos deste mantra, e que eles possam se enraizar”.

Shakyamuni é o fundador histórico do Budismo. É a personificação da Grande Compaixão. E seus ensinamentos levam ao caminho do equilíbrio e do incondicional amor compassivo:

“Fazei de vós mesmos uma luz. Confiai em vós mesmos, não dependa de mais ninguém. Fazei de meus ensinamentos a vossa luz, confiai neles, não dependais de nenhum outro ensinamento".

* * *

"O ódio não destrói o ódio, só o Amor destrói o ódio. Sede como o sândalo, que perfuma o machado que o corta".

* * *

Meditação do Buda Shakyamuni

Prepare-se para esta meditação, fazendo alguns minutos de relaxamento e respiração (concentre a sua atenção em sua respiração) para acalmar sua mente. Desta forma, traga sua atenção para o seu sofrimento e o de todos os seres sencientes: os sofrimentos de calor e frio, fome e sede, ignorância e ilusão, desejos descabidos, cobiça e inveja, estados de ira e ressentimentos. Sabemos que há muitos outros tipos de sofrimento e é fundamental lembrar-se de que todos os seres sencientes passam por algum ou outro sofrimento, impedindo-os de alcançarem felicidade definitiva, que é livre de sofrimentos. Ao realizar esta prática, temos o objetivo de despertarmos para nossa natureza búdica e rapidamente atingirmos a iluminação e levar todos os outros seres sencientes para o mesmo estado de permanente felicidade duradoura.

Visualização

Visualize a imagem de Buda à sua frente e que esta imagem é composta inteiramente de luz e não de matérias mundanas. Num espaço entre você e o Buda, ao nível de seu coração, existe uma onda de luz que emana de Buda e se distribui por todo o ambiente. Buda está em um trono de lótus, e é apoiado por dois leões de neve com corpos brancos e jubas turquesa, que são a personificação dos Bodhisattvas. A superfície plana do lótus totalmente aberto simboliza a mente desperta, que saiu da lama e do lodo que é o Samsara. Acima de Buda veja um sol e uma lua, que representam as realizações do caminho vazio e a Bodhicitta de Buda.
O corpo de Buda é feito de uma luz dourada. Ele está sentado em "vajra" ou postura de lótus. Ele está vestido com as vestes de um monge que não chegam a tocar o seu corpo. Seu rosto é muito sereno e belo, cada fio de cabelo dele é enrolado individualmente para a direita, seus lóbulos das orelhas são longas, e os seus olhos são ligeiramente abertos, como que contemplando o êxtase.
Sua mão esquerda repousa em seu colo, segurando uma tigela, cheio de néctar. A palma de sua mão direita repousa sobre o joelho direito e seus dedos tocam a base do lótus sobre o qual ele senta que simboliza seu grande controle sobre a raiva, o apego e a ignorância.
Refugiando-se
Através de seu coração, recite a oração de refúgio e visualize os fluxos de irradiação de luz branco dourada do corpo do Buda para todas as direções, abençoando você e todos os outros seres sencientes.
Você também pode visualizar textos do Dharma juntos do trono perto do Buda, que emanam sons sagrados dos ensinamentos contidos neles. Imagine também que você está cercado no espaço por todos os seres sencientes em suas formas terrenas, seus pais e irmãos, seus amigos, pessoas que você não conhece, os animais e até mesmo pessoas que você tenha tido algum conflito. Convide-os a chegar à vastidão do espaço, sentados igualmente como você formando o Mérito de Refugiar no Campo do Buda, do Dharma e da Nobre Sangha. Afastem todos os sentimentos de raiva e ressentimentos, gerados em cada coração e que passam pela corrente mental, obstruindo e separando os sentimentos de benevolência e compaixão para com todos os seres e que impedem o avanço para o estado de Buda completo.
Você pode convidar todos esses seres sencientes a recitar a Oração de Refúgio, juntos:

“Eu vou para o Refúgio, até que eu alcance a Iluminação Completa...
Para o Buda, para o Dharma e para a Sangha... já sou um iluminado.
Pelo mérito que crio através da prática de doar perfeições,
que eu possa me tornar um Buda, para o bem de todos os seres sencientes... já sou um iluminado”.

Pedidos e Inspiração

Do seu coração para o coração de todos os seres, gere felicidade, solicitando ao Buda que ele lhe conceda a inspiração para seguir o caminho para a Iluminação Completa. Faça este pedido em nome de todos os seres vivos à sua volta e a todos que estão presos na roda cíclica do Samsara.
Imagine raios de luz a partir da figura de Buda e que esta luz entra no seu corpo e rapidamente remove todas as negatividades, todos os obscurecimentos e obstáculos, libertando você e todos os outros seres, progredindo sempre e rapidamente no Nobre Caminho. Imagine que esta mesma luz flui não só para você, mas para todos os seres vivos situados no espaço ao seu redor. Imagine também que todos recebem como inspiração, as bênçãos que você recitar através do mantra do Buda Shakyamuni tantas vezes quanto possível.

Tayata Om Muni Muni Maha Munaye Soha


A Bênção do Corpo, da Fala e da Mente

Imagine que os raios de luz emanam da coroa da cabeça de Buda para sua coroa, esta luz purifica as negatividades do seu corpo e remove os obstáculos para alcançar o corpo iluminado de um Buda.
Estes raios de luz, então se lançam da garganta de Buda para a sua, purificando as negatividades da sua fala e removendo os obstáculos para atingir a fala iluminada que se comunica com clareza a todos os seres sencientes, independentemente do seu nível ou capacidade.
Finalmente, os raios de luz emanam do coração do Buda e se inserem ao seu próprio centro cardíaco. Esta luz purifica as negatividades de sua mente e remove os obstáculos que impedem o despertar, a mente onisciente.
Imagine que esses raios de luz atingem todos os seres sencientes, ajudando-os a atingir rapidamente um estado de consciência suprema.
Mantenha esta visualização enquanto você pode, recitando o mantra si mesmo e imagine que a luz continua a ser transmitida a partir do Buda para você e todos os seres sencientes. Imagine que o néctar acompanha a luz e alimenta-o completamente, tal é a natureza do Dharma.

Absorção

Imagine que os textos do Dharma se dissolvem em luz e são absorvidos no corpo do Buda. Em seguida, imagine que igualmente o trono é absorvido pelo lótus, o lótus para o sol, o sol para a lua e a lua no corpo do Buda. Imagine que tudo à sua volta, se dissolve em luz brilhante e branca para o seu corpo através da coroa de Buda para a sua coroa, enchendo seu corpo mais uma vez com esta luz brilhante.
Sinta uma grande felicidade e alegria com o seu corpo, sua fala e sua mente e perceba que estão completamente transformados. Mantenha esse sentimento por tanto tempo quanto puder, experimentando a remoção de todos os obstáculos e obstruções à onisciência. Visualize e realmente sinta que você tenha atingido o Estado de Onisciência, sinta a compaixão iluminada e a sabedoria de Buda.
Esta meditação é chamada de "trazendo o resultado para o caminho". É um método muito poderoso para transformar a nossa visão normal e como nos comportamos no mundo. O resultado das nossas praticas é atingir a plena iluminação, esta atividade de trazer o resultado do estado de Buda ao nosso estado presente é uma ferramenta poderosa e transformadora. Você não deve imaginar que seu corpo, sua fala e sua mente são a mesma coisa, pois eles surgiram do vazio e se manifestam na forma de um Buda. Esta meditação permite transformar você e o ambiente em veículos que levam à completa e perfeita iluminação.

Dedicação

Quando tiver concluído esta meditação, é importante dedicar o potencial positivo para o benefício de todos os seres vivos, para que possam ser liberados a partir das dificuldades da existência cíclica do Sansara e colocados em um estado de paz e felicidade perfeita. Lembre-se que sua motivação inicial para fazer esta meditação é realmente alcançar um estado tal como os meios para poder levar todos os outros seres sencientes à iluminação completa.
Em sua rotina diária, é importante trazer à mente o sentimento e atitude que você sentiu quando você estava apenas imaginando o estado de Buda. Lembre-se, um estado de felicidade pacífica - que é cheio de amor e compaixão - é muitas vezes suficiente para aliviar uma situação estressante ou conflituosa.
E quando você quiser erradicar todos os traços de uma situação preocupante, simplesmente recite o mantra do Buda Shakyamuni Om Muni Muni Maha Munaye Soha reverberando todo o seu corpo, fala e mente. É a inspiração para transformar esse estado em um estado de paz e felicidade. Quando você fizer esta prática, lembre-se de dedicar o mérito ou o potencial positivo para todos os seres, para que possam também atingir a Iluminação.

Namastê!









3 comentários:

  1. bOA NOITE GOSTARIA DE FAZER PARTE DO BUDISMO ZEN ..COMO SE FAZ PARA TAL. GRATO MARIO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mario,
      Primeiramente obrigado por seu contato e desculpe-nos a demora em responder.
      Muito honrados ficamos pelo seu interesse e busca. É muito fácil, basta querer despertar para uma nova consciência. O Budismo Zen é uma dádiva que praticamos quase que a todo instante, através de uma técnica chamada de Plena Consciência, transmitida pelo Mestre Zen Budista Thich Nhat Hanh, no qual seguimos seus ensinamentos e filosofia de vida.
      Se tiver interesse em conhecer nosso espaço, ficaremos imensamente felizes em recebê-lo.
      Nossos encontros acontecem sempre aos domingos às 17 horas e tem em média duração de 02 horas, porém neste mês de janeiro estamos em recesso, retornando nossa atividades somente no dia 02/02/2014.

      Nossa prática fundamenta-se basicamente em 20 a 30 minutos de meditação, seguida por estudos dos textos de Thich Nhat Hanh com um descontraído bate-papo a respeito.
      E também terças e quintas das 08:00 às 09:00h práticas individuais de meditação.

      O endereço é de fácil localização: Rua Frei Rogério, 454 Fundos (Instituto Cultural) ao lado do Centro Educacional em Lages/SC.

      Mais uma vez obrigado e apareça.
      Namastê!
      Fabio

      Excluir
  2. Encantada com o site! Ouçam esse mantra: OM MUNI MUNI MAHA MUNI SHAKYAMUNI SOHA https://www.youtube.com/watch?v=lz96HH-zdOw&nohtml5=False
    Perfeito! A Paz nos invade! Namastê a todos!
    Govinda Dasi _/\_

    ResponderExcluir