segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Extratos do 5º Discurso de Dharma - Retiro de 21 dias (2014)

"Eu tenho novas 24 horas para viver hje, eu prometo vivê-las completamente e profundamente. Eu sorrio em gratidão". Esta é minha prática diária de gratidão por receber este presente.

A iluminação depende de algo, você se ilumina em relação a alguma coisa. Você não tem que praticar 80 anos para se iluminar. Você pode se iluminar em relação a pequenas coisas.

Quando você está bravo e quer sair desta situação, você pode respirar e cantar uma canção. Enquanto você canta, torne-se consciente e reconheça seu sofrimento. Você também pode lembrar que a outra pessoa sofre também. Com isto você remove o sofrimento. Lembre que vocês dois precisam de ajuda. Nós temos a tendência de pensar que a outra pessoa está lá apenas para nos ferir, então eu tenho que contra-atacar, tenho que me defender. Mas não é verdade.

Transforme o sentimento pela respiração consciente e reconheça o seu sofrimento e do outro também. Assim você gera a energia da compaixão e da compreensão.

Quando você não sabe o que fazer, você está confuso, permaneça em plena consciência e cuide de você. Não faça mais nada. Quando você tiver tranquilidade suficiente, pergunte a si mesmo o que fazer. De outra forma, você tornará a situação ainda mais difícil. É como um bote com pessoas nervosas e confusas dentro dele, fica fácil perder o equilíbrio do bote.

Se no aqui e agora você não se sente confortável, não tem a sensação de completude no agora, se você sente falta ou se está buscando alguma coisa, você foge do presente momento tentando fazer qualquer coisa para se distrair: TV, computador, amigos, bebida, etc...

Lembre, a saída para o sofrimento é = sem forma/vazio e sem objetivo.

Porque na verdade você tem todas as condições para ser feliz, mas você não consegue vê-las. Você não vê nada mais. Se você aceitar a si mesmo como você é, não precisará tentar ser outra pessoa. Você já é o que quer se tornar! Seja sem forma! Você não precisa correr atrás de coisas, chega de procurar, de desejar. Assim, você se sentirá descansado, e confortável no presente momento. Você está sem objetivos! Você tem um profundo senso de completude e preenchimento.

É um hábito correr e procurar por felicidade, mas ela já está aqui! Cante uma canção e aproveite o agora, cheio de maravilhas.

Reino do Dharma - são fenômenos: montanhas, rios, medo - tudo o que existe é Dharma. É a totalidade de tudo que existe. Dharmadatu. É o Cosmos que nós contemplamos todos os dias, é a criação de Deus. O Cosmos e o Criador estão juntos, então quando você olha profundamente o mundo dos fenômenos, você vê Deus. Você olha para uma árvoe, e vê Deus. Você encontra Deus em toda sua criação. Até em você e em seu amigo.

Sem forma é a realidade como ela é. Você não pode descrevê-la com suas noções, como nascimento e morte. As duas partes estão profundamente conectadas. Não se pode remover uma da outra. A originação de todas as coisas (Dharmas) depende da existência de condições apropriadas. As manifestações de Deus estão baseadas na existência das condições corretas para apoiar seu surgimento.

Segundo o Budismo Mahayana as manifestações se originam do:

Surgimento de condições, da realidade das coisas com elas são.

Surgimento do Dharmadatu - as coisas estão relacionadas umas com as outras. Você existe, então eu existo. Se você não existir eu também não existirei. Porque o sol está lá eu estou aqui. Nós dependemos uns dos outros.

Surgimento do depósito de consciência - pela energia através da qual as manifestações são possíveis.

Você sabia que sua felicidade é responsabilidade sua?

Nenhum comentário:

Postar um comentário