quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Extratos do 4º Discurso de Dharma - Retiro de 21 dias (2014)

Atenção apropriada - é a atenção à mente e às coisas boas, nós devemos prestar atenção as coisas para trazer a compreensão.
 
Atenção inapropriada - é prestar atenção as coisas ruins que trazem raiva, ciúmes, medo, etc... Nós devemos ajudar nossos amigos a não pensar em coisas ruins, tirando-os deste estado de pensamentos.
 
Formações mentais - surgem da atenção que você dá a alguma coisa, uma emoção ou sentimento. Quando você entra em contato com qualquer evento, surge uma formação mental; um pensamento, ou uma opinião. Nós precisamos sempre estar atentos as nossas formações mentais.
 
Existem formações físicas e formações mentais. A percepção é uma formação mental. A volição é o desejo ou impulso de reagir àquele contato ou àquela determinada percepção. Estas formações mentais formam um caminho no seu cérebro que as transforma em um hábito, então reagimos automaticamente. Nós temos que construir um novo caminho para nossas formações mentais de forma a conduzir nossos pensamentos para a originação de sentimentos melhores. Você entra em contato com alguém desagradável e em um segundo você quer reagir. É um hábito.
 
Insight - você tem o insight dentro de você. Você vê, mas faz de conta que não vê, por não estar atento você nem percebe que teve o insight.
 
Plena Consciência – é a atenção que permite a você ver que as emoções estão lá e você as reconhece.
 
Eu sei que eu sofro, mas a outra pessoa não sabe que está sofrendo. Em plena consciência, nós não suprimimos ou evitamos o sofrimento, nós o reconhecemos. Nós pensamos que somente nós sofremos, que a outra pessoa não sofre como nós. Pensamos que ela está ali apenas para nos fazer sofrer. Se você usar a plena consciência você pode transformar sua percepção e criar um novo caminho com a energia da compreensão e do entendimento até que ele se torne um novo hábito na sua mente. Você pode criar um caminho neurológico que gere paz, perdão e harmonia.
 
Nossos corpos:
1º - Corpo Humano - é uma manifestação do Cosmos
2 º - Corpo de Dharma - é a energia da prática e do ensinamento espiritual
3 º - Corpo da Sangha - é a força conjunta dos praticantes
4 º - Corpo de Buda - é o Buda em nós
5 º - Corpo de Continuação - é a energia que deixamos nos outros seres
6 º - Corpo do Reino do Dharma - são os fenômenos, as coisas que existem da forma que são
7 º - Corpo Cósmico - são as manifestações dos fenômenos, as combinações para existência da vida, é a criação de Deus
8 º - Corpo da Verdadeira Natureza do Cosmos - é a existência do cosmos inteiro em cada fenômeno da vida, é a consciência cósmica não dualista que traz a liberdade absoluta.
No Budismo nós chamamos de Reino do Dharma para o Reino de Deus. No Budismo você vê que não existe começo ou fim, não existe nascimento ou morte, as coisas sempre existiram e vão continuar existindo, elas só se transformam com disse muito bem Lavoisier.
 
Na sua mente, para nascer, você deve vir do nada, do nada surge algo. Isto não é verdade, e o mesmo acontece com a morte. A nuvem se torna chuva, ela não desaparece. As ondas voltam a ser a água do mar, elas não desaparecem. Isto é o que quero dizer com: "sem forma". As coisas são como são. Este é o Corpo da Verdadeira Natureza do Cosmos.
 
A onda é o Corpo do Cosmos (manifestação) e a água do oceano é a Verdadeira Natureza do Cosmos. A onda pensa que vai morrer quando deixar de ser onda, e ela sofre por isso, mas se ela se desse conta que além de ser onda ela é a água do mar, ela saberia que nunca iria morrer e que voltar a ser água é parte natural da seqüência da vida. Ela ficaria feliz se soubesse disso e não teria mais medo de morrer.
 
As coisas são como são e você não pode remover Deus de dentro destes fenômenos, você não pode remover o ser supremo de dentro de você. A onda não deveria procurar por água, nós não deveríamos procurar por Deus ou Nirvana, porque nós somos Deus e somos Nirvana.
 
Se nosso corpo é uma manifestação do Cosmos, ele é livre da morte como a nuvem. Nossa natureza continua em outras manifestações. Procure pelo cosmos em seu Corpo Humano. Deus pode ser encontrado em sua criação, você vê Deus em uma folha ou uma flor. Ele está em todos os lugares. O criador e a sua criação são um.
 
Você não pode criar ou destruir energia, você pode apenas transformar a energia. Quando você se torna consciente de alguma coisa, você e o objeto de sua consciência se tornam um. Mente e objeto vem juntos = eu estou com RAIVA de ALGUMA COISA. Você e o objeto da sua raiva são um só. E esta informação é armazenada no seu "depósito de consciência".
 
A consciência armazenada é a base para tudo, ela torna possível alcançar o ser supremo e a sabedoria ou insight.
 
Quando nós olhamos para alguém sem plena consciência ou atenção, nós vemos a pessoa de acordo com as nossas percepções e isto não é a realidade. Todas as formações mentais de uma pessoa são baseadas nas sementes que estão no seu "depósito de consciência". A mente tem a tendência de se proteger, de preservar as coisas como elas são, e de procurar coisas prazerosas, não ciente do perigo destes desejos. Ela tenta evitar sofrimento fugindo do entendimento da causa do sofrimento. Isto é o Ego. Ele deseja preservar seus hábitos, desejos e suas percepções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário