quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Extratos do 7º Discurso de Dharma - Retiro de 21 dias (2014)

Estou me sentindo vivo, sorrio para a vida!
 
(Thay olha para o vaso com a planta de milho)
 
A pé de milho não é mais o mesmo do começo do retiro, mas também não é diferente. Como nós, também não somos os mesmos de quando éramos pequenos e nem somos pessoas diferentes. O grão ainda está vivo mas é diferente, entretanto é o mesmo.
 
Você pode pensar que seu pai faleceu, mas ele ainda está lá dentro de você. E você pode dar-lhe vida falando com ele. Tudo está dentro da natureza de não nascimento e não morte. Você nunca vai morrer. Metta ou energia não pode ser destruída. Você pode transformá-la. Esta é a Verdadeira Natureza da verdade.
 
Quando nós olhamos para a onda que aparece no oceano, você pensa que ela é impermanente, mas ela é também o oceano e então ela nunca vai morrer. Quando ela pensa que tem apenas a natureza da onda, ela sofre, mas quando ela se dá conta que ela também tem a origem como água do oceano, ela não fica com medo de desaparecer, porque ela sabe que vai retornar muitas e muitas vezes.
 
As coisas mudam, mas elas nunca nascem e nunca morrem. Nós podemos encontrar nossos ancestrais em nós. Se você é Cristão, Jesus está sempre com você. O Buda está sempre vivo em nós.
 
Caso você tenha dificuldades com algum antepassado, você pode conversar com ele e transformar o sentimento ruim que está em você. Suponha que o sofrimento do seu pai for transmitido para você, é por isto que você sofre e não sabe porquê. Então você pode conversar com ele e dizer-lhe que você o entende e que irá praticar para transformar aquele hábito ruim em você, para que você possa transforma seu pai também.
Prática:
 
  • Inspirando eu vejo a criança de 5 anos em mim
  • Expirando eu vejo como ela é frágil
  • Inspirando eu abraço minha criança
  • Expirando eu sorrio
  • Inspirando eu vejo meu pai com 5 anos
  • Expirando eu vejo como ele é frágil
  • Inspirando eu abraço o meu pai
  • Expirando eu sorrio
Quando eu reconheço o sofrimento do meu pai a compaixão nasce em meu coração e transforma o meu sentimento. Quando você está com raiva de alguém, só consegue pensar coisas ruins sobre a pessoa, mas quando você se acalma e medita sobre a real causa destes sentimentos, você pode se reconciliar. Com a prática de plena atenção ou plena consciência você pode transformar uma relação difícil.
 
A consciência é feita de formações mentais, assim como o oceano é feito de gotas de água. As formações mentais vem da atenção, percepção, volição, vitalidade, contato, sentimento, concentração e insight. Os objetos armazenados no depósito de consciência vem do reino da realidade capturada pela percepção ou pelo insight. O insight vem da concentração e a concentração vem da plena atenção. A memória é parte do depósito de consciência. Baseado no que está no depósito, uma outra forma de consciência é formada. A consciência mental. Esta é a energia que nos faz vivos, ela protege a vida, e cria o "eu/self".
 
Mas ou "eu" é formado por elementos "não eu" também. Existe um grande apego ao "eu". Este "eu" está sempre procurando por prazeres e evitando o sofrimento a qualquer custo. Isto é chamado de "Manas" ou Egos. Então quando você está triste, "Manas ou Egos" tenta te puxar para longe do sofrimento, tentando te distrair. É neste momento que você não consegue ir para sua "casa interior" e cuidar de seu sofrimento. Então você foge de seu sofrimento interior, atrás de distrações que trazem alívio temporário e aparentemente mais prazeroso.
 
Sente, acalme-se e entenda seu sofrimento!
 
Ignorar os perigos dos prazeres temporários é também um problema causado por Manas. Manas ou egos, são os responsáveis por nos empurrar sempre na procura de prazeres. Manas ignora a necessidade e o lado bom do sofrimento. Sofrimento é como a lama, você precisa dele para tocar a compaixão e a compreensão que são a base para a felicidade. A Paz é encontrada quando você entende isto!
 
Manas/Ego ignora a lei da moderação. A concentração da mente pode ajudar a manter o nível do sofrimento ou da lama baixo. Este é o objetivo. O foco da plena atenção deve ser direcionado para as coisas boas para manter o nível de sofrimento baixo. Então pratique a atenção apropriada. Tenha costumes conscientes seguindo os 5 Treinamentos de Plena Atenção, não para suprimir Manas, mas para iluminar Manas. Os 5 Treinamentos não são impostos para nós seguirmos. Eles são um alerta, ou um conselho para se ter uma vida ética que previna o sofrimento de aparecer como consequência de nossos atos.
A plena atenção quando praticada nos traz um estado de felicidade no presente momento. Nós já temos as condições para sermos felizes, nós não precisamos esperar até amanhã para ser feliz. Baseado nesta prática uma grande sabedoria surge, a sabedoria da não descriminação. Você não vai mais dizer: Isto não é problema meu. Eu não tenho nada a ver com isto! Porque você tem!
 
Sua felicidade é a minha felicidade! A descriminação, a ilusória separação que se faz entre "eu" e os "outros", é a base do sofrimento no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário