segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Extratos do 8º Discurso de Dharma - Retiro de 21 dias (2014)

Neste exato momento quando você para e se concentra, você sente Paz imediatamente.
Sentar e meditar não é algo para se conseguir, mas para desfrutar, aproveitar. Meditação não deve ser uma luta. Se continuarmos a prática de meditação ela se tornará um hábito, o hábito de ser feliz!
 
É na lama que podemos encontrar o lótus, é no sofrimento que encontramos a felicidade! Você é capaz de fazer muitas coisas mais difíceis. Apenas pare e se concentre na sua respiração. Isto pode levá-lo a liberdade. O lótus está sempre lá, se você não pode vê-lo é porque algumas condições o estão escondendo. Você precisa de concentração, compaixão e amor para vê-lo.
 
Estes obstáculos para a pratica são opostos a felicidade, os opostos existem juntos. Luz e escuridão são um par, pare de lutar contra eles. Nós desejamos eliminar o oposto, mas não podemos viver sem ele.
 
Nós estamos todos morrendo. Existe uma forma de morrer. Olhe profundamente para o nascimento e para a morte. A verdade relativa depende das percepções dos seres, mas a verdade última envolve tudo o que existe.
 
O momento de seu nascimento é apenas a continuação do que já existe (Mas, sua mãe pode pensar diferente!) Você nunca nasceu! Você pode voltar para traz muitas e muitas vezes: você é parte de seu pai, que é parte de seu avô, de seu bisavô, e assim infinitamente... Este é sempre um dia de continuação.
 
A cada dia milhares de células morrem, e com isto, elas permitem que novas células venham a viver. Então se você perguntar: por que eu estou morrendo? Porque você vai renascer! E você não pode renascer se não morrer!
 
A ciência está ajudando a entender o Budismo. O Dharma pode ser explicado pela sociologia, psicologia, física, etc. A transformação acontece agora, você não precisa esperar até o dia em que morrer. Nós precisamos apreciar cada momento da vida enquanto ela ainda existe.
 
Quando nascemos o sofrimento é considerado normal porque o bebê nasceu. O mesmo deveria acontecer quando a pessoa morre. É apenas uma transformação, nós estamos começando algo novo. Nós nos preocupamos tanto com as coisas humanas que esquecemos de viver e amar aquilo que queremos. Tenha tempo para viver sua vida! Faça sua vida mais simples!
 
Você não precisa procurar por sentimento de completude na internet ou em qualquer outro lugar. Pare e respire e você vai encontrá-lo dentro de você. Se você estiver praticando a meditação andando, você pode tocar o Reino de Deus em cada passo.
 
Não existe nascimento, nem morte, apenas transformação. Não tenha medo, aproveite o momento presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário