quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Extratos do 12º Discurso de Dharma - Retiro de 21 dias (2014)

Se nosso Corpo de Dharma, aquele que compreende o Dharma, é forte, nós não temos mais medo. Nós temos que nutrir nosso Corpo de Dharma com a pratica de caminhar e sentar com plena atenção para poder transformar e superar o sofrimento.
 
Nós podemos semear e nutrir nosso Corpo de Continuação que surge da qualidade de nossa fala, nossos pensamentos e nossas ações. Nossas ações vão continuar de muitas formas, por isso precisamos decidir ter um bom Corpo de Continuação.
 
Todos nós deveríamos construir um Corpo de Sangha para manter nossa prática viva. Até o Budha precisou da Sangha para alcançar seus sonhos e preservar sua prática. Nosso Corpo Cósmico, todos os objetos da consciência – montanhas, estrelas, etc – estão em nós. É a nossa consciência cósmica, é Deus, e ele está em nós.
 
Então não devemos nos preocupar com nosso Corpo Humano, porque nós temos o Corpo Cósmico. Você não tem que procurar por Deus, porque Deus está em você. Você é o Cosmos.
 
Seja “Sem Objetivo” – Não corra atrás de mais nada. Você já é tudo que você quer se tornar.
 
Sua mão esquerda é um Lótus, quando você segura o sino, isto é a Jóia. Eleve sua mão até o nível de seus olhos e você poderá ver a Jóia dentro do Lótus. Este é o significado de OM MANI PADME HUM. Então inspirando e expirando recite o Gatha. Atento ao corpo, a mente e a fala, recite em perfeita concentração, convide o sino a tocar e diga:
 
Eu envio meu coração juntamente com o som deste sino. Para que todos possam despertar do esquecimento. E transcender do desejo e do sofrimento.
 
Então toque um meio som (som de alerta) por 10 segundos para que as pessoas se preparem para ouvir um som inteiro que representa a voz de Budha chamando você de volta para sua verdadeira casa. Se o sino for bom o som pode durar por 3 respirações enquanto você as oferece as outras pessoas para apreciar, e então convide o sino a tocar novamente.
 
A prática deve se tornar um hábito porque a felicidade é o hábito de produzir a energia de Paz e Entendimento. Meu pai, minha mãe e meus ancestrais estão dentro de cada célula do meu corpo e então eu posso convidá-los a ouvir o som do sino comigo. É uma ação de grande cura.
 
O Budha fala sobre o Nirvana no aqui e no agora. Significa a remoção das aflições e a transformação destas aflições. Nós precisamos aprender a remover as aflições, reconhecendo-as e fazendo as pazes com cada uma delas.
 
Muitas pessoas pensam que o Nirvana é um reino para onde se vai depois da morte. Isto é um engano. O Budha diz que podemos tocar o Nirvana agora. Muitas pessoas pensam que o Nirvana é “não ser”, mas isto não é o que o Budha disse. Você não tem que ir e procurar por ele, com o poder da concentração, plena atenção e insight você pode entender profundamente o “não nascimento e não morte”. Isto é o Nirvana. Este é o maior alívio.
 
Quando você não consegue alcançar a realização profunda, é porque você não está em plena atenção ou plena consciência. Apenas a intenção de relaxar não é suficiente. A felicidade deve ser encontrada no aqui e no agora. Quando você se liberta dos 5 Skandas (sentidos, percepções, consciência, formações mentais e sentimentos) você alcança o Nirvana. A meditação andando está ligada a respiração consciente. É uma prática muito curativa. Reconheça que você está vivo e veja a vida ao seu redor. Esta é a prática de parar e curar, corpo e mente. Você pode gerar a energia de alegria e felicidade em cada passo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário