quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Extratos do 11º Discurso de Dharma - Retiro de 21 dias (2014)

Os 8 elementos do Caminho:
 
Correta atenção
Correto insight  (eles vem juntos, estão conectados)
Correta concentração
Correta visão
Correta ação
Correto pensamento
Correta forma de vida
Correta diligência (nós apenas temos que gerar a plena atenção e um vai produzir o outro)
 
Diligência correta:
 
Nós não devemos fazer um esforço, ou tentar arduamente, ou lutar para fazer a prática.
 
Escolha as sementes que você quer fazer crescer em você. Veja estas sementes e as regue para que elas possam florescer. Aprenda como fazer e transforme isto num hábito. O hábito tem a energia que produz o poder de transformação. Então se você praticar você vai se transformar.
 
Nosso depósito mental e emocional armazena todos os tipos de sementes. Não existe descriminação. Nós pensamos que a lama não é boa, mas nós precisamos da lama para fazer brotar certas sementes.
 
Nossas ações são as primeiras retribuições que fazemos para o universo. Pela força da fala, do pensamento e das ações nós influenciamos nosso universo. Nosso universo é mais ou menos agradável dependendo da energia que criamos. É por isso que somos todos juntos somente um organismo vivo. Por isso temos que preservar nosso meio ambiente, precisamos ter um meio ambiente cheio de contentamento e compaixão.
 
Esta é a nossa retribuição para o universo. As sementes se manifestam no universo que criamos. Você tem que ensinar suas sementes com plena atenção, e então elas serão armazenadas em sua consciência. A diligência é a pratica de escolher os tipos de sementes de alegria, felicidade e compaixão e cuidar delas, regá-las.
 
O sofrimento é um hábito, nós reagimos a ele como uma máquina, seguindo sempre o mesmo caminho.
 
Para a mãe terra tudo é maravilhoso. Mas para os seres humanos existem coisas que são venenosas. Aquilo que você não tem, você tem que cultivar, então pratique e vai conseguir. Se você não tem Paz, escolha sementes de entendimento, e cuide delas, e assim você terá Paz.
 
Produza o que você precisa, o solo é a plena consciência. Cultivando você vai encontrar felicidade. A sangha tem uma energia forte para produzir juntos as sementes adequadas. Quando uma boa semente se manifesta, você tem que fazê-la permanecer em você por mais tempo possível. Mantenha-a em você todo o tempo.
 
E as sementes ruins, não permita que elas sejam regadas. Use a atenção apropriada para vê-la se manifestando e não dê a ela a atenção solicitada. Não permita que ela cresça. Mude o curso desta energia negativa. E se uma energia negativa surgir, coloque-a no seu devido lugar imediatamente. Sem reprimir, reconheça-a e convide a semente de energia positiva oposta a se manifestar.
 
Ventilando a raiva
 
Prática: Se você trancar as portas do seu quarto e soquear o travesseiro com toda a sua raiva, você coloca pra fora a raiva, mas reforça suas sementes. Então a prática é fazer crescer as sementes opostas da raiva. Você pode sentar, caminhar, comer e trabalhar com plena atenção, percebendo as sementes quando começam a se manifestar e assim, reconhecendo-as, deixe-as sair do seu corpo aceitando-as e eliminando-as na respiração e posteriormente, com entendimento, escolha uma semente oposta para direcionar seu pensamento ou sentimento e assim, você vai ver a transformação.
 
Este não é o caminho que leva a felicidade, a felicidade é o caminho!
 
Nirvana não é um destino a ser perseguido, você pode ter um Nirvana em cada passo do caminho. Nosso propósito não é chegar lá, cada passo contém o Nirvana e Samsara dentro de si. Eles Intersão. O caminho para a felicidade contém a felicidade em cada passo.
 
Felicidade e sofrimento estão no mesmo caminho. Você vai encontrar aquele que procurar. Nirvana é o caminho a cada passo. Você não precisa morrer para alcançar Nirvana, será muito tarde!
 
Cada respiração pode curar se você estiver completamente no aqui e agora. Nós não precisamos procurar pelo Nirvana, nós temos sido “Nirvanizados” desde os tempos sem começo e sem fim. Cultive a plena consciência, a vivacidade e você poderá tocar o Nirvana pois ele está sempre no seu Corpo Cósmico.
 
Toque estas realidades:
 
Sem nascimento – sem morte
Ser – não ser
Não vir – não ir
Existir – não existir
O mesmo – os outros

Nenhum comentário:

Postar um comentário