quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Extratos do 9º Discurso de Dharma - Retiro de 21 dias (2014)

Nós precisamos ajudar o Buddha, ele tem somente dois olhos e dois braços, como ele pode ouvir todo o sofrimento do mundo?
 
Todas as pessoas precisam de ajuda incluindo o Buddha. Existe muito stress, muita ansiedade e dúvida.
 
A atenção correta é o caminho. Estes são os elementos do caminho: visão correta, livre da descriminação e o nobre caminho correto, aquele que leva a felicidade com o pensamento correto, fala correta e ação correta. E então você precisa da energia da concentração e do insight.
 
A atenção correta é o caminho. Estes são os elementos do caminho: visão correta, livre da descriminação e o nobre caminho correto, aquele que leva a felicidade com o pensamento correto, fala correta e ação correta. E então você precisa da energia da concentração e do insight. A plena atenção tem a natureza de inter-existir com todos os outros seres do caminho. Quando acontece a plena atenção, existe o insight. A plena atenção já é iluminação, já é um insight. Se você tem o insight correto, ou a visão correta, você sempre terá a ação correta. A plena atenção não é uma ferramenta para a iluminação, ela já é o caminho. Um caminho é feito de passos, cada passo forma o caminho. Cada respiração é um passo. Em cada passo você pode encontrar paz e felicidade. A plena atenção torna todas as atividades felizes.
 
Plena atenção, concentração, e insight vivem um dentro do outro e produzem a visão correta de não individualidade do “eu”, todos os elementos do caminho se interconectam. Com a visão correta você nunca vai agir de forma errada. Com a atenção plena você vai começar a experimentar a felicidade. Nós não devemos excluir ninguém da prática. Deus está em mim e eu estou nele. Nós “intersomos”.
 
Você tem que escolher: você quer ser o número 1 ou quer ser feliz?
 
Todo mundo precisa de ajuda e não de punição. Nós precisamos tentar ajudar com amor e ações corretas assim, nós damos um novo começo para as pessoas que ajudamos.
 
Felicidade é para ser aprendida, felicidade é um hábito. Nós temos que aprender a ser felizes e praticar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário