quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Extratos do 10º Discurso de Dharma - Retiro de 21 dias (2014)

Este é um momento feliz porque estamos juntos. Com plena atenção nós podemos reconhecer as razões pelas quais este é um momento maravilhoso.
 
O que acontece quando nós morremos? Nós temos que olhar com os olhos de atenção plena para ver. Não olhe para a aparência das coisas, olhe profundamente e você poderá ver a nuvem dentro do chá. Não existe nascimento e não existe morte. É uma descoberta libertadora!
 
Nós podemos ver a natureza do “sem forma, sem objetivo e vacuidade” de todas as coisas. Você não pode ver o núcleo do grão de milho, mas você sabe que ele está na planta do milho. Todos os dias nós temos que aprender a ver as coisas livres de sua forma - sem forma.
 
Se você olhar sua foto com 5 anos de idade você pode pensar que o menino pequeno não está mais lá.  Mas não é verdade. Nós ainda temos nossa criança dentro de nós. Ele não é o mesmo e nem diferente. Então a aparência não é importante.
 
Então nós não precisamos chorar porque a nuvem não está mais no céu. Olhe para a terra e você vai encontrá-la lá na água e em todas as plantas. As coisas estão umas dentro das outras. Esta é a verdade última que nos traz a liberdade absoluta. Não existe começo e nem fim, não existe nascimento nem morte.
 
Isto é o vazio ou vacuidade, e lembre que vacuidade não significa não existir. Vacuidade é estar vazio de alguma coisa, estar vazio de uma existência separada, de um “eu” independente, mas cheio de tudo o que existe. Você não pode estar sozinho. Você precisa de todo o universo para existir. Interser é a verdade!
 
A vacuidade representa a verdade última. Meditando sobre vacuidade nos conectaremos com a verdade última. Se você tiver tempo de observar a árvore ou a flor você verá que elas dependem de condições para existir.
 
Vamos observar nossa transformação. Nós temos um corpo físico, mas nós temos o corpo de Buddha, o corpo da Sangha, o corpo de Dharma, o corpo fora do corpo, o corpo cósmico, o corpo de continuação. O propósito da meditação é ter a visão correta, na qual o conhecimento vem do insight, da não descriminação em nosso pensamento. Esta prática vem junto com a concentração correta trazendo a atenção correta. Este é o caminho. Então você está aqui e agora e pode reconhecer todas as coisas do presente momento permitindo-nos transformar emoções ruins e aproveitar os bons momentos. Plena atenção já é a iluminação!
 
Quando eu olho para mim mesmo, eu vejo claramente que eu sou feito da nuvem, 70 % de nuvem. A maior parte de nossos pensamentos não são úteis. Eles nos tornam confusos. Pensamentos corretos que produzem compaixão podem curar. O que você pensa é o seu produto, carrega a sua marca.  E não pense que os pensamentos desaparecem, eles vão para o seu carma, então pratique o pensamento correto.
 
Carma é uma energia. Não se pode destruir energia. Então esta energia continua com você. Você pode apenas transformar energia. Você é responsável pelas suas ações e pensamentos já são ações. Produza os pensamentos e fala correta. Pratique fala amorosa para nutrir e curar a outra pessoa e você também. Aja de forma a trazer mais paz para você e para os outros. Suas ações, pensamentos e fala são as únicas coisas que você pode levar com você. Mantenha seu carma leve.
 
Eu nunca vou morrer. Eu vejo claramente meu corpo de continuação. Thay está em todos vocês.  Se vocês tiverem olhos de plena atenção vocês vão ver também. Thay está em todas as coisas... então o que acontece quando você morre?
 
Você não morre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário