segunda-feira, 28 de julho de 2014

Extratos do 2º Discurso de Dharma - Retiro de 21 dias (2014)

Como você gera o sentimento de alegria? Em cada respiração, em cada passo, em cada palavra? Tempo não é dinheiro. É muito mais do que isso, tempo é vida!
 
A cada dia nós ganhamos novas 24 horas pra viver. Como nós estamos usando este presente? E como você elimina o sofrimento? Seu sentimento de dor?

Continuando do último encontro:
 
Sem forma ou sem objeto - Existe uma nuvem nesta sala. Ela não está na forma de nuvem, mas existe uma aqui dentro. Existe chuva neste hall, ela não é visível, mas ela está nesta sala. Apenas quando a nuvem é visível no céu nós dizemos que ela existe, mas quando não ela está visível nós dizemos que não existe. Mas esta é uma percepção errada, porque o fato de não a vermos não significa que não exista.
 
O pequeno menino ou menina em nós ainda existe? Ou ele morreu?
 
Nosso corpo:
 
Quando gastamos 2 horas no computador nós não temos um corpo. Nós esquecemos que ele existe. Somente quando nós conectamos nosso corpo e mente, quando eles estão juntos é que nós temos uma vida verdadeira, nós estamos inteiramente vivos. A prática de plena consciência mantém você vivo. A vida só está disponível no aqui e agora. Para estar vivo, você deve estar aqui, agora.
 
O Buda tinha um corpo físico humano e um segundo corpo - o Corpo de Dharma, que significa a prática espiritual que nos ajuda a lidar com as emoções e o sofrimento.
 
Se o nosso Corpo de Dharma é sólido nós podemos nos livrar do sentimento de pesar e criar felicidade. Com plena consciência todo dia, nosso Corpo de Dharma pode ser forte.
Se nosso Corpo de Dharma é fraco nós temos que ajudá-lo a se fortificar com a prática (Dharmakaya).
 
Thay conta a história de Vicalli onde o Buda, em um determinado momento diz a ele: Meu Corpo de Dharma vai ficar com você para sempre, mas meu Corpo Humano vai morrer um dia.
 
O terceiro corpo é o Corpo da Sangha (Sanghakaya). Como praticante você precisa um Corpo de Sangha. Até o Buda precisou de uma sangha. Seu sonho de aliviar o sofrimento de todos os seres não poderia se realizar sem uma Sangha. Sem uma Sangha o Buda não podia fazer muito. Você precisa ter uma aspiração profunda de transformar a si mesmo e ajudar aos outros. Tente construir sua Sangha em casa. Com uma Sangha você pode ajudar muitas pessoas como o Buda fez. Quando você vê uma Sangha você vê o Buda!
 
Se você quiser que a sua prática cresça e dure você precisa construir e nutrir uma Sangha. A Sangha ajuda as pessoas a se tornarem mais pacíficas e a se reconciliarem com outras pessoas. Uma Sangha de verdade carrega o Buda e o Dharma em si. Você não precisa ir para a Índia!
 
Todos nós deveríamos ser construtores de Shangas em nossas cidades. Nós temos a semente de Buda em cada um de nós - a semente de plena consciência em cada um de nós.
 
Se você realmente quiser, você pode sentar, caminhar ou trabalhar com plena concentração ou plena atenção e encontrar o pequeno Buda em você. Esta é a Natureza de Buda (Budhhakaya). Estas coisas estão aqui agora, você não precisa viajar para encontrá-las.
 
O quarto Corpo é o corpo fora do corpo, o Corpo de Buda. O Sutra de Lotus ensina que todos nós podemos ser um Buda. Para ser um Buda você tem que ser um Ser Humano. Dezenas de milhares de corpos de Shakyamuny estão espalhados pelo cosmos. Você também tem muitos corpos, você está também ali ou lá em todos os seres que você tocou com suas palavras, seus pensamentos, e suas ações.
 
Não existe "localidade" num corpo espiritual, nem espaço, nem tempo - este é o corpo fora do corpo. Quando você olha para seu filho ou filha você pode ver seu corpo lá. Você tem que contemplar para ver a continuação de seu corpo. Nós não precisamos morrer para ver o nosso Corpo de Continuação. Meditem freqüentemente sobre isso.
 
Os potes que você produz são a sua continuação. Você pode produzir potes de ódio, violência, rancor ou raiva. Quando você consegue ver as coisas de forma gentil e com compaixão você pode produzir potes de amor que vão nutrir a você mesmo e aos outros.
 
Estando consciente você pode produzir um corpo de continuação melhor. Para a continuação ser bonita ela depende do momento presente. Você pode ver seu corpo de continuação observando-o nos outros que te rodeiam. Então a perda do corpo físico não é realmente importante se a continuação é bonita.
 
Corpo do Reino do Dharma (Dharmadattukaya) - Cosmos é o domínio das coisas como elas são, dos fenômenos.
 
Corpo Cósmico - Domínio de todos os fenômenos.
 
O nascer do sol é um fenômeno de Dharma, sem ele nós sabemos que não existiria vida. Nós somos filhos da luz, e como filhos e filhas da luz nós radiamos luz. Nosso corpo contém o cosmos inteiro, ar, luz, sol, água, etc.
 
Corpo da Verdadeira Natureza do Cosmos - Quando nós tocamos tudo que existe, nós tocamos a verdadeira natureza do cosmos. Tocamos o sem-começo e o sem-fim, não-vir e não-ir, e então perdemos o medo, largamos a discriminação, e encontramos a liberdade absoluta, a liberdade última do nascimento e da morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário