segunda-feira, 28 de julho de 2014

Extratos do 3º Discurso de Dharma - Retiro de 21 dias (2014)

A pessoa por quem você se apaixonou é a mesma pessoa agora?

No começo você pensava que não poderia viver sem esta pessoa, e agora, você não se sente mais assim?

Pensamos sempre com dualidade:
 
ser / não ser
nascimento / morte
felicidade / sofrimento
igualdade / diferença
bom / mau

Quando você olha a planta de milho você vê que a semente está viva. Então quando você olha agora a pessoa que você amou tanto, ela ainda está lá? Ou ela já morreu? Se você pode vê-la, esta história de amor pode ser uma longa história de amor. O amor precisa ser nutrido, você precisa alimentá-lo todos os dias. Nada pode sobreviver sem alimento.

O mesmo acontece com o sofrimento ou depressão. Se o sofrimento continua é porque você continua a alimentá-lo. Pare de alimentar seu sofrimento que você para de sofrer. Nós podemos ter feito a pessoa que amamos sofrer com nossas palavras e ações e ela pode ter feito o mesmo para nós. Mas se a pessoa que você amou no começo ainda estiver lá, você pode transformar o que está acontecendo agora nutrindo seu amor por ela.

(Thay lembra das cartas de amor que as pessoas escrevem umas para as outras no começo das relações).

Recuperem a capacidade de falar gentilmente um com o outro. Reguem as sementes de felicidade usando uma fala amorosa e a escuta atenciosa. Se houver dificuldade no relacionamento, pratique plena atenção.

O menino de 5 anos ainda está vivo dentro de nós? O jovem homem apaixonado ainda vive dentro de nós? Se você fizer bom uso da lama a flor de lótus vai nascer.

O Buda nunca se considerou um Deus. Ele era apenas um Ser Humano com uma semente de Buda que floresceu.

Você não pode ser um Buda fora de um corpo humano e vice versa. Não existe dualidade Buda / homem. Se você é um ser humano, existe um Buda em você.

O mesmo acontece com Jesus. Ele foi um ser humano com um coração de Deus.

No cosmos as coisas parecem estar separadas umas das outras (dualidade). O sol não é a lua. O pai está fora do filho. A flor de lótus não é a nuvem. Mas se você olhar profundamente você vai ver o pai no filho, você não pode tirar um de dentro do outro. As coisas não existem sem outras coisas. Coisas Intersão.

A esquerda não é a direita, mas sem a esquerda a direita não existe. (Thay mostra o lado esquerdo e direito de uma folha de papel) Eles precisam um do outro para poder existir. Esta é a verdadeira natureza do cosmos.

Deus e o Cosmos são o mesmo, eles são um. Eles estão em todas as manifestações. Você toca uma flor, você toca Deus. Deus é a origem/base do ser. Você não pode separar o ser de sua origem. Então agora você não pode mais dizer "isto não é problema meu". Quando nós amamos, seu problema é meu problema!

Você não pode descrever o cosmos ou Deus como "ser" ou "não ser". Não existem limites, nem conceitos para Cosmos ou Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário